O Centro de Estudos Anterianos de Vila do Conde celebra o centenário do nascimento de Eduardo Lourenço, com uma exposição bibliográfica da sua obra – de 23 de maio a 31 de julho – e uma palestra pelo atual presidente, Guilherme d’Oliveira Martins, dia 05 de junho, pelas 17h30.
‘Eduardo Lourenço, Antero de Quental e o Espírito de Vila do Conde’ aborda a relação de Eduardo Lourenço com Vila do Conde que teve que ver com a sua admiração por Antero de Quental, um dos autores da sua trindade poética celebrada em ‘Poesia e Metafísica’ – Camões, Antero, Pessoa.
Primeiro presidente da mesa da assembleia-geral do Centro de Estudos Anteriano em 1994 e diretor da Revista Estudos Anterianos, Eduardo Lourenço é autor de onze ensaios sobre a vida e obra do poeta e filósofo micaelense – “um dos nossos raros, se não o único herói cultural”, segundo palavras suas –, reunidos em volume com o título A Noite Intacta – (I)recuperável Antero, editado pelo Centro de Estudos Anterianos.
A 23 de maio de 2024, completaria 101 anos. Eduardo Lourenço tem uma obra de vulto, sendo que a sua produção ensaística abrange diversas áreas, da literatura e da arte aos acontecimentos políticos contemporâneos, orientada por uma constante argumentação personalista, que se traduziu em mais de 40 livros e inúmeros artigos, prefácios, críticas e recensões.