Duas gerações ligadas ao Xadrez reunidas na Maia com Nigel Short e James Canty III

Foto: Angélica Santos

Decorreu esta manhã a apresentação oficial do Festival Internacional de Xadrez da Maia com a receção a dois dos principais convidados, nos Paços do Concelho da Maia.

O vereador do Desporto, Hernâni Ribeiro, recebeu o lendário mestre britânico, Nigel Short, candidato ao título Mundial, e a estrela de xadrez para as novas gerações o youtuber norte-americano, James Canty III.

O Festival Internacional de Xadrez da Maia 2022, arrancou ontem, quinta-feira, com um torneio de xadrez rápido, durante um cruzeiro sobre o rio Douro.

O evento decorre até dia 4 de setembro, com as competições acontecerem até dia 1, no Fórum da Maia.

A organização é da Academia de Xadrez da Maia, com o apoio da Câmara Municipal local, avançando nesta 5ª edição para a internacionalização e a aposta na presença de várias personalidades internacionais.

Quer Nigel Short quer James Canty III mostraram-se muito agradados com Portugal e, em particular, a Maia, considerando a cidade muito agradável, com pessoas simpáticas e boa gastronomia. Ambos consideram o interesse da Maia pelo Xadrez uma inspiração elogiando a Cidade do Desporto por apostar também num desporto da mente e muito útil para os jovens, nomeadamente no processo de maturidade e desenvolvimento educativo.

Hernâni Ribeiro (à esq.) e Nigel Short (à dir.)

Como sublinhou Nigel Short, em declarações ao Notícias Primeira Mão, o Xadrez é “um desporto universal” que “não discrimina ninguém” constituindo uma prática intelectual “muito útil para a vida”.

De resto, James Canty III também salientou o interesse crescente da juventude neste desporto, algo que nota nos milhares de fãs que seguem o seu canal. “Toda a gente deveria experimentar jogar xadrez”, afirmou.

James Canty III (à esquerda)

Nigel Short é vice-presidente da FIDE – World Chess Federation e, ao que tudo indica, deverá ascender à presidência desta entidade na próxima semana. O britânico deixou ficar a ideia, durante a conversa com o vereador do Desporto maiato, a possibilidade de a Maia poder candidatar-se a receber o campeonato do mundo de Xadrez em 2023. Da sua parte, frisou, terá todo o gosto em apoiar a candidatura.

O vereador do Desporto da Câmara da Maia disse-nos que “a vontade existe”, mas “temos que ver se reunimos condições” para albergar um evento desse calibre. A iniciativa dependerá de muitos fatores, tendo em conta que a FIDE poderá seguir uma política, como tem sido habitual, de “escolher para a receção do campeonato mundial países onde a modalidade ainda não esteja muito desenvolvida, mas em fase de desenvolvimento. Portugal, a esse nível, cumpre todas as características.”

Hernâni Ribeiro lembra que o xadrez é “uma aposta de há uns anos a esta parte e é muito importante, pois dá um contributo forte para o crescimento cognitivo das nossas crianças. E esta aposta neste modelo de festival dá visibilidade ao Xadrez e pode despertar o interesse nos nossos jovens para esta prática”.

“Além da promoção desportiva, é fundamental a promoção do território”, conclui Hernâni Ribeiro.

Com o evento principal esgotado, com cerca de 300 inscrições, o Maia Chess Open vai contar com a participação de atletas de 40 países, sendo que dois terços são oriundos de outros países, que vão estar presentes durante toda a semana do evento.

O Festival Internacional de Xadrez da Maia, vai ter as maiores plataformas online de xadrez do mundo associadas na transmissão online dos jogos que vão decorrer. São plataformas com mais de 80 milhões de membros.

Esta sexta-feira, dia 26, arrancou o evento principal, o Maia Chess Open, que se realiza no Fórum da Maia, durante 7 dias. As portas estão abertas para o público, que pode assistir a partir da plateia.

Dos vários eventos que vão acontecer, ao longo dos 10 dias, de salientar, dia 28 de agosto, o evento Queen´s, iniciativa que promove a igualdade de género no desporto, nomeadamente no xadrez, com a participação de atletas de todo o mundo num torneio apenas feminino.

Destacar, também, para o Congresso de Xadrez, a decorrer na Porto Business School. O “Strong Minds” vai abordar temas relevantes, nomeadamente a forma como o pensamento estratégico do xadrez pode impulsionar a mente do indivíduo e ser uma ferramenta na gestão dos negócios. A iniciativa vai contar com vários oradores internacionais, com direito à realização de uma simultânea de xadrez a ser realizada por Nigel Short com os inscritos no congresso.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter