Decorreu esta manhã a apresentação oficial do Festival Internacional de Xadrez da Maia com a receção a dois dos principais convidados, nos Paços do Concelho da Maia.
O vereador do Desporto, Hernâni Ribeiro, recebeu o lendário mestre britânico, Nigel Short, candidato ao título Mundial, e a estrela de xadrez para as novas gerações o youtuber norte-americano, James Canty III.
O Festival Internacional de Xadrez da Maia 2022, arrancou ontem, quinta-feira, com um torneio de xadrez rápido, durante um cruzeiro sobre o rio Douro.
O evento decorre até dia 4 de setembro, com as competições acontecerem até dia 1, no Fórum da Maia.
A organização é da Academia de Xadrez da Maia, com o apoio da Câmara Municipal local, avançando nesta 5ª edição para a internacionalização e a aposta na presença de várias personalidades internacionais.
Quer Nigel Short quer James Canty III mostraram-se muito agradados com Portugal e, em particular, a Maia, considerando a cidade muito agradável, com pessoas simpáticas e boa gastronomia. Ambos consideram o interesse da Maia pelo Xadrez uma inspiração elogiando a Cidade do Desporto por apostar também num desporto da mente e muito útil para os jovens, nomeadamente no processo de maturidade e desenvolvimento educativo.

Como sublinhou Nigel Short, em declarações ao Notícias Primeira Mão, o Xadrez é “um desporto universal” que “não discrimina ninguém” constituindo uma prática intelectual “muito útil para a vida”.
De resto, James Canty III também salientou o interesse crescente da juventude neste desporto, algo que nota nos milhares de fãs que seguem o seu canal. “Toda a gente deveria experimentar jogar xadrez”, afirmou.
