Detido em Vila do Conde por captura ilegal de aves

Detido em Vila do Conde por captura ilegal de aves
gaiola armadilha passaros_FOto GNR (foto arquivo)

 

O Comando Territorial do Porto, através do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) de Matosinhos, da GNR, deteve um homem de 53 anos por captura ilegal de aves, no concelho de Vila do Conde.

No âmbito de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda detetaram a existência de várias gaiolas numa zona de mato, destinadas à captura ilegal de espécies, na freguesia de Árvore.

No decorrer das diligências policiais o suspeito foi detido por crime de dano contra a natureza, tendo sido apreendidas quatro armadilhas de gaiolas e uma gaiola.

Ainda na sequência da ação foram recuperadas quatro aves, um pintassilgo (Carduelis carduelis) e três lugres (Spinus spinus), tendo sido posteriormente entregues no Parque Biológico de Gaia.

O detido foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila do Conde.

A GNR relembra que quem capturar, destruir ou eliminar exemplares de espécies protegidas da fauna ou da flora selvagens, com recurso à utilização de meios e processos não autorizados, incorre num crime de danos contra a natureza e é punido com pena de prisão até cinco anos.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter