Descarga ilegal de resíduos causou mancha poluente no rio Ave até Vila do Conde

Vila do Conde vai investir sete milhões para ajudar 50 mil pessoas
vila do conde ponte

Uma descarga ilegal de resíduos causou uma mancha poluente no rio Ave, até Vila do Conde.

O presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, explicou à Lusa que era ” de uma massa gordurosa branca, com cheiro intenso, provavelmente de origem industrial”.

Segundo Vítor Costa, o incidente, que foi detetado na manhã de ontem, por um piquete da Polícia Marítima, já foi resolvido com a “pronta intervenção” de várias entidades, e “não representa um perigo para saúde pública”.

Assim que se soube, Vila do Conde acionou o plano de contingência e “em algumas horas a situação foi resolvida com a remoção desses resíduos”, explicou à Lusa o presidente da Câmara.

O autarca acrescentou que “Está a ser feita uma pesquisa junto das caixas de saneamento em Azurara, Árvore ou Mindelo para tentar encontrar a origem. Assim que for identificada, haverá processos a ser instaurados pelas autoridades competentes”, garantiu.

Além de técnicos da Câmara de Vila do Conde, da Águas do Norte e da Indaqua, esteve também no local uma brigada do SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente) da GNR.

Há vários anos que não acontecia algo do género. A fiscalização e a punição das fontes poluentes têm, felizmente, dado resultado e continuarão com a colaboração da Câmara Municipal”, garantiu.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter