Deputado do PCP questiona Governo sobre o que vai fazer para apoiar trabalhadores da Adidas

Alfredo Maia_foto de Arquivo PM

O PCP questionou, esta segunda-feira, o Governo sobre quantos trabalhadores da Adidas na Maia podem ser despedidos, que apoios recebeu a empresa e que contrapartidas estavam asseguradas ao Estado.

Em duas perguntas endereçadas aos ministros do Trabalho e da Economia, a bancada parlamentar comunista questionou Ana Mendes Godinho e António Costa Silva sobre quantos trabalhadores “podem ser atingidos” pela decisão da subsidiária da Adidas na Maia de despedir vários trabalhadores.

O partido sustenta que a multinacional de equipamentos desportivos sempre referiu a importância do complexo localizado no município da Maia, mas “em completa contradição com as expectativas criadas e os anúncios” feitos, “nos últimos dias, centenas de trabalhadores foram confrontados com o anúncio do encerramento de vários departamentos” e a deslocalização de serviços para outros países.

“São centenas de trabalhadores, altamente qualificados, que, sem que nada o fizesse prever, são atirados para o desemprego por uma multinacional”, acrescenta o PCP.

A decisão deixa um “rasto social profundamente negativo”, que é condenado pelos comunistas na Assembleia da República.

O PCP também pergunta aos ministros que “apoios públicos, nacionais e comunitários, recebeu a empresa e que contrapartidas garantiu o Governo português, designadamente quanto à manutenção de postos de trabalho”.

O deputado maiato na Assembleia da República, Alfredo Maia, que subscreve as duas perguntas, questionou ainda que “medidas tomou ou pensa tomar” o executivo de António Costa “para a defesa dos postos de trabalho” e para apoiar os trabalhadores.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter