Curtas Vila do Conde terá foco na norte-americana Deborah Stratman

Curtas Vila do Conde anunciou mais dois nomes grandes para 2023
curtas escolas

A artista norte-americana Deborah Stratman será uma das autoras em foco na 31.ª edição do Curtas de Vila do Conde, anunciou o festival internacional de cinema, que lhe dedica um programa com filmes e uma exposição.

Além de uma retrospetiva com várias curtas-metragens criadas pela norte-americana, a artista mostra uma série de obras na Solar – Galeria de Arte Cinemática, um conjunto apresentado pela primeira vez em Portugal.

Em comunicado, a organização destaca um corpo de trabalho que “escapa a rótulos fáceis”, do cinema à fotografia, escultura e desenho, tendo passado por festivais como Sundance e Roterdão e igualmente por museus como o Centro Pompidou, em Paris, e o Museum of Modern Art, em Nova Iorque.

Nascida em 1967, Stratman vive em Chicago, onde é professora na Universidade do Illinois, e apresentou já nove curtas em Vila do Conde, desde 2002, tendo em 2003 vencido a competição internacional com “In Order Not To Be Here”.

O seu trabalho aponta os relacionamentos entre os ambientes físicos e as lutas de poder e de controlo que os humanos operam no território. Mais recentemente, Stratman tem-se focado também em narrativas históricas sobre a fé, a liberdade, o expansionismo e o paranormal”, pode ler-se na nota divulgada.

 

A 31.ª edição do Curtas Vila do Conde vai acontecer de 08 a 16 de julho.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter