O estádio do Rio Ave foi palco de um reencontro especial, entre o guarda redes Miszta e uma criança polaca vítima de cancro.
Em 2022, o pequeno Aleksander Rukat, com seis anos, foi diagnosticado com cancro.
No início dos tratamentos, e então ainda como jogador do Légia de Varsóvia, Cezary Miszta, com apenas 21 anos, conheceu o pequeno Aleks no hospital, ainda que sem qualquer contacto físico por força da prevenção da covid-19.
Sensibilizado por tudo o que viu, Miszta tornou-se visita habitual na unidade de saúde e um amigo próximo de Aleks e da família, a quem o guarda-redes surpreendeu várias vezes, como no dia em que apareceu sem avisar na escola do pequeno fã.
Na fase mais crítica dos tratamentos, Miszta tomou uma decisão radical mas genuína. Rapou todo o seu cabelo para minimizar o efeito da mudança em Aleks, algo que surpreendeu os colegas no Légia.
Mesmo com a mudança de Miszta para o Rio Ave, o contacto com Aleks nunca se perdeu e a criança convenceu a família a darem um passo especial. Com a notícia da recuperação de Aleks era agora vontade de todos agradecer ao jovem guarda-redes.
O Rio Ave Social, em colaboração com a Fundação Mam Marzenie, da Polónia, concretizou o sonho de Aleks, e ajudou-o a surpreender Miszta, em Portugal.