Covid-19: DGS publicou orientações para as escolas

DGS abre agendamento para vacinação de crianças de 9 anos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou ontem o referencial para o controlo da pandemia de covid-19 nas escolas para o ano letivo que arranca a 19 de setembro.

A autoridade de saúde informa que qualquer pessoa com dez ou mais anos, bem como todos os alunos do 2.º ciclo do ensino básico, independentemente da idade, deve utilizar máscara comunitária certificada ou uma máscara cirúrgica.

Já no caso das crianças do 1.º ciclo do ensino básico, a utilização de máscara passa para “fortemente recomendada”.

Quanto à testagem, está previsto um plano em massa para docentes e funcionários (entre 6 e 17 de setembro), alunos do secundário (20 de setembro a 1 de outubro) e alunos do terceiro ciclo (4 a 15 de outubro).

Segundo a publicação feita na página da DGS, em situação de ‘cluster’ ou surto, as autoridades de saúde podem determinar o encerramento de uma ou mais turmas ou zonas da escola, ou de todo o estabelecimento de ensino.

No entanto, acrescenta o documento, “os contactos de baixo risco e/ou os contactos de contactos cujos testes sejam negativos devem interromper o isolamento profilático, retomando a respetiva atividade letiva”.

As normas em caso de um aluno ter febre ou testar positivo mantêm-se. “Ao identificar-se um aluno com temperatural corporal igual ou superior a 38ºC” deve seguir-se os procedimentos definidos, nomeadamente o “encaminhamento para a área de isolamento do estabelecimento, o contacto com o encarregado de educação, com o SNS 24 ou as linhas telefónicas criadas especificamente para este efeito e com a autoridade de saúde territorialmente competente”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter