Conservatórios da Maia e do Porto unidos em tributo à padroeira dos músicos

Concerto Santa Cecilia_Foto DR

Teve lugar no Fórum da Maia, no passado dia 21, o concerto de Tributo a Santa Cecília – Padroeira dos Músicos.

Numa iniciativa do novo Diretor Pedagógico do Conservatório de Música da Maia, Mário Costa, com anuência do Conselho Diretivo da Fundação que o tutela, este evento pautou-se pelo elevado nível das performances artísticas que tiveram em palco os diversos ensembles, integrados por alunos de ambos os estabelecimentos de ensino artístico especializado na Música.

No final, todos juntos numa formação orquestral dirigida pelo Maestro Fernando Marinho, os alunos fecharam com chave de ouro aquele evento.
No programa de sala distribuído ao muito público ali presente, a presidente da Fundação Conservatório de Música da Maia, Emília Santos, aludia a este encontro de boas vontades afirmando: “Hoje, aqui nesta casa de cultura, o Prof. Mário Costa, novo diretor pedagógico do Conservatório de Música da Maia, apresenta a sua visão sobre a cooperação institucional com outras entidades congéneres, no caso, o Conservatório de Música do Porto, de que nascemos como escola anexa e que constitui para nós um referencial de boas práticas e de resultados de excelência, inspirando, precisamente, o caminho que estamos a trilhar. Uma perspetiva de cooperação pedagógica, artística e musical, com a qual o Conselho Diretivo a que me honra presidir concede plena anuência”.

António Moreira Jorge, diretor do Conservatório de Música do Porto, presente no evento, sublinhou: “O Conservatório de Música do Porto associa-se ao Conservatório de Música da Maia, neste concerto evocativo da padroeira dos músicos – Santa Cecília.
Esta participação enquadra-se na Parceria Institucional de Cooperação estabelecida entre as duas escolas e cumpre ainda alguns objetivos do Projeto Educativo do Conservatório de Música do Porto, nomeadamente de abertura à comunidade e criação de condições para apresentação de alunos em público”.

O diretor pedagógico do Conservatório da Maia, Mário Costa, prestigiado trompetista maiato, referiu-se deste modo à importância do evento: “Sob a égide da nossa padroeira, Santa Cecília, inauguramos hoje, aqui no Fórum da Maia, neste concerto em sua honra, uma nova era nas relações institucionais entre o Conservatório de Música da Maia e o Conservatório de Música do Porto, que se inicia em perfeita harmonia, com a partilha colaborativa do talento e do conhecimento técnico e desenvolvimento artístico que os alunos de ambas as instituições levam a este palco.
Muitos dos jovens que se reúnem hoje para este concerto, seja nas performances solísticas, seja tocando em conjunto, também se reúnem com alguma regularidade, na Quinta dos Cónegos, em plena cidade da Maia, para trabalhar em conjunto, na Orquestra Clássica da Maia, um projeto cultural e artístico da Fundação Conservatório de Música da Maia”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter