Conservatório de Música da Maia com inscrições abertas para Oficina de Percussão Tradicional Portuguesa

TecMaia (Foto Arquivo)

O Conservatório de Música da Maia e a Fundação Conservatório de Música Maia realizam este fim de semana, dias 1 e 2 de fevereiro, a Oficina de Percussão Tradicional Portuguesa, destinada a toda a comunidade, com ou sem conhecimentos musicais. As ações de formação serão desenvolvidas por com Tiago Manuel Soares.

A atividade, uma iniciativa das professoras de percussão do Conservatório de Música da Maia, Isabel Ferro e Vitória do Bem, será realizada nos próximos dias 1 e 2, no TecMaia Parque.

A oficina terá duas abordagens principais: os tambores e o adufe, sendo aberta a todos os interessados em conhecer o que de melhor a tradição musical portuguesa tem para oferecer.

As inscrições podem ser feitas até ao fim do dia 31 de janeiro online, bastando consultar o site do Conservatório de Música da Maia.

Horários:

1 de fevereiro: 10h-12h – 10 a 13 anos | 14h-17h30 – 14 a 18 anos

2 de fevereiro: 10h-12h – 6 a 9 anos | 14h-17h30 – a partir dos 18 anos

 

Biografia de Tiago Manuel Soares –

Nasceu em 1989, no Porto. Concluiu o curso de interpretação pela Academia Contemporânea do Espetáculo em 2007.

Como músico, iniciou o seu percurso em percussão tradicional galega com Maria Xosé Lopez e, ao longo dos anos, realizou masterclasses com nomes distintos do panorama internacional, destacando Yshai Afterman, Trilok Gurtu, Zohar Fresco, Mark Braafhart e Pandit Kishore Baneriee. Em 2019, termina a licenciatura pela Universidade do Minho, com Nuno Aroso.

Como formador, ministrou oficinas e aulas regulares em escolas nacionais e internacionais tais como a A.A.Chaves, Limina ou Sibelius Academy. Atualmente dá formação na escola Cardo-Amarelo, no Porto.

Conta com 30 álbuns editados e inúmeros projetos musicais e de cruzamento disciplinar. Gravou e pisou o palco com inúmeros artistas nacionais e internacionais, tendo já tocado um pouco por todo o mundo: Itália, França, Alemanha, Bélgica, Sérvia, Croácia, Luxemburgo, Polónia, Eslovénia, Espanha, África do Sul, Namíbia, Zimbabué, Ilha Reunião, Cabo-Verde, Marrocos, China, Dubai, Índia, Timor Leste e Brasil.

Como solista, estreou obras dos compositores Fernando Lapa, Ângela da Ponte, Luís Figueiredo e Filipe Fernandes, explorando o universo da música tradicional portuguesa numa vertente erudita.

Em 2023 fez a direção e composição musical do espetáculo do Teatro “Lear”, encenado por Bruno Martins. Uma co-produção Teatro do Bolhão, Teatro Didascália e Teatro Dona Maria II.

Como autor, editou um livro, juntamente com Napoleão Ribeiro (apoio DGARTES), sobre a cultura musical do Zés Pereiras entre Douro e Minho.

Atualmente encontra-se a desenvolver o seu projeto a solo – Nativo – que trata a percussão tradicional portuguesa numa vertente contemporâneo, num espetáculo pioneiro.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter