Confiança dos consumidores mantém queda e clima económico recupera em fevereiro

O indicador de confiança dos consumidores voltou a diminuir em fevereiro, pelo quarto mês consecutivo, e o indicador de clima económico aumentou, após ter recuado nos três meses anteriores, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o instituto, a diminuição do indicador de confiança dos consumidores em janeiro e fevereiro (para -7,2 e -8,3 pontos, respetivamente) “refletiu o contributo negativo do saldo das perspetivas relativas à evolução da situação económica do país, da situação financeira do agregado familiar e da realização de compras importantes”.

Já o clima económico aumentou de 2,1 pontos em janeiro para 2,2 pontos em fevereiro, após três meses consecutivos de quebras.

Segundo o INE, “em fevereiro, os indicadores de confiança aumentaram na construção e obras públicas, no comércio e nos serviços, tendo diminuído na indústria transformadora”.

O indicador de confiança do comércio também aumentou em fevereiro e o indicador de confiança dos serviços, aumentou em janeiro e fevereiro, suspendendo o movimento descendente observado entre setembro e dezembro.

 

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter