Concurso Manuel Ivo Cruz estende-se da Maia a todo o país

Foto Mário Santos CM Maia

 

 

A competição instituída pelo Conservatório de Música da Maia vai, nesta edição de 2025, ganhar dimensão nacional, aceitando inscrições de conservatórios, academias e escolas de música de todo o país.

A presidência do Júri será assumida em cada um dos dias de realização do concurso por Pedro Burmester, pianista português, por Tatiana Afanasieva, violinista, e Nuno Vaz, trompista, ambos da orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, que terão uma missão ainda mais difícil e exigente, posto que é expetável que surjam concorrentes oriundos das melhores instituições de ensino artístico especializado na Música.

As várias eliminatórias da competição acontecerão no Auditório da Quinta da Gruta (16 de abril) e no Fórum da Maia (17 e 18 de abril).

Nesta edição, o concurso terá os seguintes escalões: Minis: 6-9 anos; Infantil: 10-12 anos; Juvenil: 13-15 anos; Júnior: 16-18 anos; Sénior: 19-24 anos.

Os interessados devem efetuar a sua inscrição até ao dia 2 de abril e consultar a calendarização da sua prova a partir de 5 de abril, através do link: concurso.manuel.ivo.cruz@fundacao-cmusica-maia.pt

Para Mário Costa, diretor pedagógico do Conservatório de Música da Maia “esta abertura da competição a jovens estudantes de Música de Portugal inteiro, além de ser uma forma de melhor dignificar esta homenagem anual que o Conservatório da Maia presta a um dos seus mais prestigiados diretores, fazendo jus ao legado que o Maestro Manuel Ivo Cruz deixou na instituição, é também uma forma de integrar a nossa escola na comunidade educativa da Música a nível nacional”.

Emília Santos, presidente da Fundação Conservatório de Música da Maia, sublinha que “os prémios para esta edição, comparativamente com as edições anteriores, são claramente mais atrativos e constituem um significativo estímulo para que mais jovens queiram concorrer, o que irá, a meu ver, incrementar o nível técnico e artístico da competição, razão pela qual a Fundação investe cerca de 5000 euros para premiar o talento e o mérito”.

A 16 de abril realizar-se-ão as provas de violino, no dia seguinte, prestarão provas os candidatos aos prémios para piano e, no último dia, 18 de abril, será a vez dos futuros trompistas entrarem em competição.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter