A primeira pedra da nova Unidade de Saúde das Caxinas, em Vila do Conde, foi colocada no passado domingo.
A cerimónia simbólica foi presidida por Vítor Costa, presidente da Câmara Municipal, na presença do diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra D’Almeida e do presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde Póvoa de Varzim / Vila do Conde, José Gaspar Pais.
Uma das prioridades deste executivo Municipal, este edifício começa agora a nascer para servir mais de 14 mil utentes. Vai albergar uma Unidade de Saúde Familiar (USF) e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP).
Vítor Costa referiu, na sua intervenção, que “é nestes momentos que mais nos orgulhamos de ser autarcas, quando vemos um projeto que definimos como prioritário a ser desenvolvido, mas sobretudo quando a comunidade que servimos vê ser concretizado um dos seus grandes anseios.”
A obra está oficialmente iniciada, com um investimento que ronda os 3 milhões de euros e que será financiado em dois milhões e seiscentos mil euros por fundos do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).
Esta unidade de saúde vai ter 15 gabinetes de atendimento médico, quatro salas de tratamentos, 12 gabinetes de atendimento diferenciado (serviços de Nutrição, Psicologia, Medicina Dentária, Meios de Diagnóstico entre outros) e quatro espaços de atendimento administrativo.