Começa hoje na Maia o Festival de Teatro Cómico

Começa hoje na Maia o Festival de Teatro Cómico
Quixote

Pela vigésima sexta vez, a Câmara Municipal da Maia organiza o Festival Internacional de Teatro Cómico, cuja produção cabe à Companhia de Teatro Art’Imagem.

Esta edição, que conta com a participação de 25 companhias de teatro, oito portuguesas e as demais espanholas, mexicanas e alemãs, procura fazer justiça às edições anteriores.

A 26ª edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia (FITCM)  está a acontecer até 10 de Outubro, no Maia Fórum, com a presença de 25 companhias, 17 provenientes de vários países e oito portuguesas, que apresentam, durante dez dias consecutivos, espetáculos de teatro de diferentes estilos e disciplinas que pretendem ir ao encontro de um grande leque de espetadores.

De Espanha e das suas diversas comunidades estarão presentes 14 companhias vindas da Galiza (Pedras de Cartón; Peter Punk Pallaso; Elefante Elegante; Prod.Teatrais Excêntricas e Culturactiva), Catalunha (La Industrial Treatera e Inda Pereda), País Basco (Malas Compañias Zirko Caldea e Oihulari Klown); Castela e Leão (Teatro Corsário), de Madrid (Fabiolo Productions, Yllana e Totonco Teatro) e Andaluzia (Malvaloca). A Alemanha conta com duas companhias (Teatro Só, luso-alemã e Thorsten Grutjen, artista alemão radicado há anos em Portugal) e uma vem do México (Aziz Gual).

Destas companhias estrangeiras são estreadas em Portugal oito novos espetáculos e são oito as companhias portuguesas presentes (Diana Sá; Victor Valente; Marionetas Rui Sousa; Companhia do Chapitô; Trigo Limpo/ Teatro Acert/; Companhia XPTO; Oli and Mary e Teatro dos Aloés).

A programação diária começa às 21h00, no exterior, com uma peça curta de entrada livre e destinada a todos os públicos, seguindo-se às 21h30 no Grande Auditório o espectáulo principal da jornada. Nas sextas e sábados e no dia 4, véspera do feriado, decorrem espetáculos noutros espaços interiores do Fórum pelas 23h00. Aos sábados e domingos e este ano também no feriado, às 16h00 há um programa especial para crianças e públicos familiares, com entrada livre, no exterior do Fórum.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter