Cerca de 40% do leite do continente é recolhido entre Barcelos e Vila do Conde

Cerca de 40% do leite do continente é recolhido entre Barcelos e Vila do Conde
Foto: DGAV

Cerca de 40% da totalidade do leite recolhido em Portugal continental durante o ano de 2021 é proveniente dos concelhos de Barcelos, Famalicão, Esposende, Vila do Conde e Póvoa de Varzim, de acordo com o boletim dedicado à Agricultura, divulgado esta semana nos Anuários Regionais do Instituto Nacional de Estatística (INE).

No documento verifica-se que o município de Barcelos é apontado como o que, em todo o território continental, forneceu mais leite para consumo durante o ano transato, superando, por muito pouco, o vizinho de Vila do Conde – os dois municípios, a par de Ponta Delgada, nos Açores, que mais produzem leite em Portugal.

De acordo com os dados analisados, foram recolhidos em Portugal continental 1,25 milhões de toneladas (1.254.411) de leite cru. 474.173 mil toneladas (40%) são provenientes daqueles cinco municípios que formam o eixo que divide os distritos de Porto e Braga junto ao litoral.

Barcelos é o município de Portugal continental onde foi recolhido mais leite cru, totalizando 177.456 mil toneladas, um ligeiro valor comparando com Vila do Conde, onde foram produzidas e aproveitadas para consumo 177.083 mil toneladas de leite cru. Realce-se que, em Vila do Conde e na Póvoa do Varzim, também foram recolhidas 290 e 139 toneladas de leite de cabra, enquanto nos outros três municípios toda a recolha prende-se exclusivamente a leite de vaca.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter