A exposição “Holofáutico”, dos artistas Daniel Moreira e Rita Castro Neves, será inaugurada este sábado, às 15h30, no Centro de Memória de Vila do Conde.
“Holofáutico” é o culminar de um processo de residência artística nos estaleiros navais de Vila do Conde, a convite da associação Circular, no contexto do projeto ‘Microcidades’, com curadoria de Joclécio Azevedo e fica até 23 de fevereiro de 2025.
“Holofáutico” é um termo criado pelos artistas para evocar o ato de lançar luz sobre o mundo náutico, com um foco especial nas técnicas de construção naval praticadas em Vila do Conde.
O percurso performativo pelos estaleiros de Azurara conduzia o público por entre embarcações novas e antigas, em processo de construção ou reparação, navegando por este importante centro aglutinador das atividades piscatórias e da memória coletiva – uma história social, económica e cultural fundamental na construção identitária de toda a região.
A exposição no Centro de Memória de Vila do Conde resulta de um trabalho artístico desenvolvido em interação e em proximidade com os construtores navais, trabalhadores, operadores, armadores e pescadores, e nas aprendizagens com o desenhador naval António José Carmo, na Sala do Risco e no Centro de Artes Náuticas de Vila do Conde.