Casa do Corim contabiliza mais de 2400 visitantes no primeiro semestre deste ano

Foto LIPOR

A dinamização da Casa do Corim, em Águas Santas, no concelho da Maia, que está a ser promovida pela LIPOR no âmbito de uma parceria institucional com o município da Maia, “tem sido um êxito desde que a Casa abriu as suas portas em outubro de 2022. No primeiro semestre de 2024, e em 71 dias de portas abertas, o espaço foi visitado por 2439 visitantes”, revela em nota informativa a entidade gestora.

Destacam-se 64 atividades realizadas, 16 parcerias estabelecidas, 35 cedências de espaço e 22 visitas guiadas às seis exposições promovidas no espaço, além de cinco Open Days realizados uma vez por mês, aos sábados.

Entre as seis exposições promovidas apenas neste semestre, estiveram a “Trilobites na Casa do Corim, um rasto de história”, com peças da coleção da Câmara Municipal de Valongo; a exposição “50 anos de 25 de abril de 1974”, em colaboração com a Escola Secundária de Ermesinde e a “Breviários da Casa do Corim, uma janela aberta para o Museu de História Natural da Universidade do Porto”, em parceria com esta instituição.

Outras duas exposições patentes durante o primeiro semestre regressam em setembro, após a breve pausa da programação da Casa, que se dará no mês de agosto. São elas, “A Biodiversidade de Valongo nos jardins do Corim”, em parceria com a Câmara Municipal de Valongo e “Croché da Avó nas varandas da Casa do Corim”, que tem embelezado as varandas da Casa com colchas de croché confecionadas por utentes de 11 IPSS dos oito Municípios Associados num projeto colaborativo.

No segundo semestre de 2024, a programação será intensificada com o lançamento de dois novos circuitos de visitas guiadas pela Casa e os seus jardins, além de novas exposições e Open Days com workshops, tertúlias, mercados, cinema ambiental e mercados de troca.

“Ao assumir a dinamização da Casa do Corim, a LIPOR e os seus Municípios Associados assumiram o propósito de deixar um legado sólido para as gerações vindouras, com a promoção de práticas conformes os preceitos do Desenvolvimento Sustentável e da Responsabilidade Social, colocando este espaço à fruição da Comunidade, promovendo a Sustentabilidade, a Proteção Ambiental, o empreendedorismo, a capacitação dos cidadãos e o livre acesso à cultura”, tal como especifica a nota da LIPOR.

A programação 2024 da Casa do Corim para o segundo semestre pode ser acompanhada aqui.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter