A dinamização da Casa do Corim está a ser promovida pela LIPOR, no âmbito de uma parceria Institucional com o município da Maia, e tem sido um êxito desde que a Casa abriu as suas portas em outubro de 2022.
Este ano, a programação abrange a intensificação das atividades já habituais, conjugando-as com outras iniciativas, tais como circuitos de visitas guiadas pela Casa e os seus jardins, Exposições e Open Days com workshops, tertúlias, mercados, cinema ambiental e mercados de troca.
Atualmente, estão patentes, na Casa do Corim, 2 Exposições:
1 – BREVIÁRIOS da Casa do Corim
Uma janela para as coleções do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP)”
A Casa do Corim será uma janela para as coleções do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP).
2 – A Biodiversidade de Valongo nos jardins do Corim
Uma exposição sobre biodiversidade que enriquecerá os jardins da Casa do Corim.
A partir do dia 15 de junho, é acrescentada a estas mais uma Exposição:
3 – Croché da avó nas varandas da Casa do Corim
A valorização das artes e ofícios tradicionais podem ser encarados como uma vertente de sustentabilidade do património através da preservação de uma arte secular.
A arte de fazer croché junta as agulhas e linhas dando forma a belíssimas colchas que num conhecimento de partilha coletivo terão em si também histórias entrelaçadas.
Estas colchas embelezarão as 11 varandas da Casa do Corim vestindo-as de cor e tradição.
O envolvimento de 11 IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social – dos municípios associados da LIPOR, torna esta atividade num projeto comunitário, tornando a Casa do Corim na embaixada do croché por dois meses.
Ao assumir a dinamização da Casa do Corim, a LIPOR e os seus municípios associados assumiram o propósito de deixar um legado sólido para as gerações vindouras, com a promoção de práticas conformes os preceitos do Desenvolvimento Sustentável e da Responsabilidade Social, colocando este espaço à fruição da Comunidade, promovendo a Sustentabilidade, a Proteção Ambiental, o empreendedorismo, a capacitação dos cidadãos e o livre acesso à cultura.
As exposições poderão ser visitadas até 13 de julho:
-
de terça a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30
-
Open Day 15 junho e 13 de julho, das 14h00 às 18h00.