Casa do Corim: 3473 visitantes após um ano da abertura de portas

foto cedida por LIPOR

A dinamização da Casa do Corim, que está a ser promovida pela LIPOR no âmbito de uma parceria Institucional com o município da Maia, tem sido um êxito desde que a Casa abriu as suas portas em outubro de 2022, revela a entidade intermunicipal.

Só no ano de 2023, foram 124 dias de portas abertas à livre fruição, realizadas 72 iniciativas entre as quais 10 Open Days, Tertúlias, Sessões de CineEco e seis exposições. Entre as 24 parcerias estabelecidas destaca-se a Let´s Swap que já promoveu na Casa do Corim três mercados de trocas, com 282 participantes, que reutilizaram 990 peças de vestuário e acessórios e 201 livros, evitando assim a produção de 276,53 Kg de resíduos.

Para este ano, a programação abrange a intensificação de atividades já habituais, conjugando-as com outras iniciativas, tais como circuitos de visitas guiadas pela Casa e os seus jardins, Exposições e 10 Open Days com workshops, tertúlias, mercados, cinema ambiental e mercados de troca.

Ao assumir a dinamização da Casa do Corim, a LIPOR e os seus municípios associados assumiram o propósito de deixar um legado sólido para as gerações vindouras, com a promoção de práticas em conforme com os preceitos do Desenvolvimento Sustentável e da Responsabilidade Social, abrindo este espaço à fruição da comunidade, promovendo a sustentabilidade, a proteção ambiental, o empreendedorismo, a capacitação dos cidadãos e o livre acesso à cultura.

A programação 2024 da Casa do Corim pode ser acompanhada em: https://www.lipor.pt/pt/seminarios/

 

A Casa do Corim, em Águas Santas, num estilo nasoniano, remonta à primeira metade do século XVIII, altura em que começou a ser construída. Entre 1747 e 1995 a Casa do Corim conheceu nove proprietários diferentes. Em1995, foi adquirida pela autarquia da Maia.

Atualmente, e mediante um protocolo celebrado em 2023 entre a Câmara da Maia e a LIPOR, a Casa do Corim é um espaço multifuncional que tem como objetivo base «funcionar como o Hub de Sustentabilidade da LIPOR e polo de disseminação cultural com fruição gratuita do espaço».

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter