Capitão da equipa lusa de ténis elogia apoio da autarquia da Maia no apuramento da Taça Davis no próximo fim de semana

Rui Machado (foto: Miguel Pinto FPT)

É já no próximo fim-de-semana que Portugal e República Checa se defrontam nos ‘playoffs’ de apuramento para as Davis Cup Finals, com a Maia a acolher esta oportunidade história para a equipa das quinas.

Rui Machado, capitão da equipa nacional, já fez a antevisão do duelo, garantindo que se respira muita confiança na seleção que conta com João Sousa, Nuno Borges, Gastão Elias, Frederico Silva e Francisco Cabral.

Machado considerou que Portugal vai ter pela frente uma “grande equipa”, a República Checa, pelo que se espera “uma eliminatória muito difícil. Mas estamos a jogar em casa, com o público, no nosso ‘court’, as nossas bolas. Acho que temos boas hipóteses”.

Sobre a escolha da Maia para estes ‘playoffs’ da Taça Davis, Rui Machado referiu-se a melhor organização nos últimos anos: “Acho que aqui foi muito simples esta escolha porque havia uma escolha a ser tomada, que era em que piso queríamos jogar e havia um sentimento bastante claro na equipa toda de que quando temos jogado no Norte, as eliminatórias têm corrido sempre muito bem, não só em termos de resultados. Mas também em termos de apoio, infraestruturas, tudo. Havia duas grandes expectativas, com a Maia em terra batida e eventualmente repetir Viana do Castelo se fosse em piso rápido. O resto, as coisas estão a rolar normalmente e quase já nem é preciso fazer perguntas. Já temos tudo preparado quando chegamos aqui. Está tudo tão oleado que essa preparação torna-se fácil.”

O capitão português terá à sua disposição João Sousa (84.º no ranking ATP de singulares), Nuno Borges (105.º), Frederico Silva (220.º), Gastão Elias (246.º) e Francisco Cabral (61.º do ranking de pares).

Já a equipa da Chéquia é composta por Jiri Lehecka (39.º ATP), Tomas Machac (122.º), Vit Kopriva (160.º), Jakub Mensik (396.º) e Adam Pavlasek (78.º do ranking de pares) e tem como capitão Jaroslav Navratil, que esta quinta-feira também fez uma antevisão ao fim de semana: “Viemos para Portugal com jogadores jovens e temos respeito pela equipa portuguesa porque têm bons jogadores. Vai ser uma eliminatória equilibrada.”

Para esta sexta-feira está agendado o sorteio oficial da eliminatória no Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia. No sábado, a eliminatória começa às 14h45 com a cerimónia de abertura, seguida de dois encontros de singulares.
Já no domingo, último dia, o início da ação dá-se pelas 15h com o encontro de pares e, depois, os dois encontros de singulares.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter