Capital Europeia da Juventude: “Vila do Conde é história mas é principalmente futuro”

Capital Europeia da Juventude

A Câmara de Vila do Conde apresentou este domingo à cidade a sua candidatura a Capital Europeia da Juventude de 2026, contando com a nadadora olímpica Ana Catarina Monteiro como comissária.

No Salão de Festas do Centro Municipal da Juventude, o presidente da Câmara, Vítor Costa, apresentou a candidatura pensando nos futuro dos mais jovens.

“Vila do Conde é passado, identidade, mas é também futuro e o futuro são os jovens” enfatizou Vítor Costa, sublinhando que” é para eles e com eles que temos que construir um futuro mais participativo e mais participado”, naquele a que chamou momento zero da construção de um caminho.

A data escolhida para o anúncio foi o Dia de Vila do Conde, que o autarca quer “imaginar para uma ou duas gerações, sem descontinuidades”, com a “participação de todos nas decisões”.

A atleta Ana Catarina Monteiro foi escolhida para comissária desta candidatura, porque representa “trabalho, esforço, a capacidade de construir, a dedicação e o amor à causa”, justificou o autarca.

Ana Catarina Monteiro é uma nadadora olímpica de 28 anos, natural de Vila do Conde, que se estreou no mais importante evento desportivo mundial nos Jogos de Tóquio2020, que decorreram no ano passado, no Japão.

Apresentada a candidatura aos munícipes, agora o caminho é delinear um Plano Municipal de Juventude, disse Vítor Costa que anunciou já estarem a ser preparados eventos para o próximo verão.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter