A campanha nacional do Banco Alimentar Contra a Fome (BA), que decorreu no fim de semana, angariou 1.719 toneladas de alimentos com a colaboração de 40 mil voluntários.
A campanha de recolha alimentar realizou-se em duas mil superfícies comerciais de 21 regiões do país, informou a instituição de solidariedade social.
“A quantidade de produtos doada atesta uma vez mais a solidariedade dos portugueses que, apesar do contexto inflacionista e das dificuldades que afetam muitas famílias, aderiram à proposta”, referiu um comunicado do BA.
“A nossa palavra é de gratidão a todos quantos aceitaram o convite do Banco Alimentar da sua região e doaram tempo, sendo voluntários, ou alimentos, partilhando o que compraram para as suas casas, para as suas mesas”, reagiu a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome, Isabel Jonet, citada na nota enviada à comunicação social.
“Foi renovada assim esta rede social real, numa festa da partilha e da solidariedade, não obstante a situação que afeta tantas famílias”, sublinhou.
Os alimentos recolhidos vão ser distribuídos, a partir desta semana, em 2.600 instituições de solidariedade social, que, segundo o BA, vão fazer a entrega “a cerca de 400 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas”.