Vila do Conde tem a maior comunidade piscatória do país e, por isso, a Câmara Municipal vai organizar, com a colaboração de vários agentes ligados ao setor das pescas, a Semana do Pescador, de 26 a 31 de maio, Dia Nacional do Pescador.
O objetivo é “homenagear o pescador enquanto homem, profissional e figura incontornável da nossa comunidade, assinalando a importância do setor piscatório no nosso concelho”, justifica o presidente da Câmara.
Vítor Costa explicou ainda que este evento anual terá também como propósito “demonstrar a importância da atividade das pescas na economia local e o impacto que tem no tecido social vilacondense, muito particularmente nas comunidades mais tradicionais como Caxinas, Poça da Barca e Vila Chã”.
O presidente da Câmara revelou que o “maior destaque do programa é a Mostra Gastronómica, numa tenda que vai ser instalada nas Caxinas e onde os visitantes vão poder encontrar espaços para restaurantes, conserveiras e outras empresas do setor alimentar das pescas. Os interessados em participar devem proceder à sua inscrição na Loja Interativa de Turismo de Vila do Conde. Serão ainda realizadas sessões de showcooking / demonstrações gastronómicas e espetáculos de folclore alusivos à atividade piscatória.
O programa da Semana do Pescador vai incluir ainda tertúlias e exposição no Mercado das Caxinas, workshops, oficinas de saberes, animação de rua, ações nas escolas, visitas guiadas aos núcleos piscatórios, bota abaixo e uma recreação histórica da chegada de uma “Catraia”.
No dia 31 de maio, Dia Nacional do Pescador, decorrem as habituais cerimónias religiosas, na Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes e no Memorial aos Náufragos.