Câmara de Vila do Conde lidera projeto piloto de Rega Sustentável

rega pluviómetro (Foto CMVC)

A Câmara Municipal de Vila do Conde, em colaboração com a Área Metropolitana do Porto (AMP) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), está a implementar um projeto piloto de rega sustentável, uma iniciativa pioneira destinada a promover o uso eficiente da água nos espaços verdes públicos do município.

Este projeto inovador surge como parte integrante do Plano Metropolitano de promoção do uso eficiente da água, visando mitigar o desperdício de água e otimizar o seu uso nas atividades de rega nos jardins e espaços verdes públicos.

Através da implementação de tecnologias avançadas e práticas sustentáveis, o município compromete-se em enfrentar os desafios da escassez de água e a promover a sua gestão responsável.

O presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, afirma-se empenhado “em liderar o caminho na adoção de medidas inovadoras para a gestão sustentável dos recursos hídricos”.

 

 

O projeto piloto de rega sustentável será implementado em diversos espaços verdes do município, incluindo Avenida Brasil, Jardim Avenida Júlio Graça, Jardim Praça da República, Parque de Jogos, Separador Av. Julio Saúl Dias, Av. Coutinho Lanhoso e Jardim Afonso Henriques. Estes locais foram selecionados devido ao seu elevado consumo de água, representando uma oportunidade ideal para testar e avaliar a eficácia das soluções propostas.

O sistema adotado neste projeto inclui a instalação de sensores avançados, programadores com tecnologia LoRaTM e Bluetooth®️, e antenas WiFi-LoRaTM, alimentados por energia solar, permitindo uma gestão remota e eficiente da rega. Através da plataforma MySOLEM, será possível monitorizar, em tempo real, os dados recolhidos pelos sensores e ajustar automaticamente os tempos de rega com base nas condições climáticas locais.

Além disso, a plataforma oferece a funcionalidade “Orçamento de água automático”, que ajusta os tempos de rega conforme as previsões climáticas, e alertas para deteção de consumos anómalos, como fugas de água, permitindo uma intervenção rápida por parte dos serviços municipais.

Este verão, com a implementação do projeto, será possível uma gestão integrada e eficiente da rega automática, contribuindo para a preservação dos recursos hídricos e a promoção da sustentabilidade ambiental em Vila do Conde.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter