Câmara da Maia requalificou a represa do Ribeiro em S. Pedro Fins

Foto CMM

Foi inaugurada a requalificação ambiental na “Represa do Ribeiro”, na freguesia de S. Pedro Fins.

Com a finalidade de reconverter o espaço foi colocado um percurso pedonal em plástico reciclado, sobre a linha de água existente e sobre as áreas inundáveis e calçada portuguesa e muro em aparelho de granito, nas áreas inundáveis e junto ao passeio nascente.

O projeto desenvolvido restituiu também a presa existente no terreno contíguo à Rua Central de Arcos. Foram ainda colocados bancos para momentos de fruição e, na área verde, foram plantadas árvores e criada uma área de merenda.

“Lembro-me de isto ser um espaço que toda a gente desprezava e hoje parece que estamos num espaço belíssimo que deve ser bem tratado e bem cuidado por todos nós”, afirmou o presidente da Câmara da Maia, Silva Tiago, na inauguração no feriado de 1 de dezembro.

O autarca acrescentou que a área foi transformada num “espaço aprazível, onde as pessoas possam vir conversar, brincar, ler um livro”, acrescentando que os cidadãos devem zelar pela preservação de mais um espaço público, “cada um de nós deve ser o fiscal daquilo que é público e cuidar do que está edificado”.

Silva Tiago referiu ainda que o objetivo daqui em diante é continuar este percurso até à Avenida de S. Fins e, depois, requalificar a Avenida, onde será necessário “alargar os passeios dos dois lados para não destruir as árvores” que ali se encontram.

De resto, frisou, a autarquia vai continuar este tipo de requalificação na ribeira do Leandro assim como noutros ribeiros do concelho.

Em dia de inauguração, a presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro Fins, Raquel Azevedo Freitas, recordou os anteriores presidentes que já lutavam por esta obra “tão necessária” e agradeceu o empenho da Câmara Municipal.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter