Câmara da Maia rececionou as mais de 80 delegações participantes nas competições de Ginástica

Foto A. Santos

Hoje ao final da manhã decorreu a receção às 83 delegações participantes na X Maia FIG Acro World Cup (Taça do Mundo de Ginástica Acrobática) e o X Maia Internacional Acro Cup, que decorrerão no Complexo Municipal de Ginástica da Maia e no Complexo Municipal de Ténis, na Cidade Desportiva da Maia, de hoje até domingo.

Encontram-se na Maia atletas e treinadores de 24 países, incluindo a estreia de dois clubes da Ucrânia. A organização é uma parceria que inclui além das Federações portuguesa e internacional de Ginástica, o Acro Clube da Maia (ACM) e a Câmara Municipal local.

No seu conjunto será o maior torneio gímnico jamais realizado em Portugal e a maior prova de Ginástica Acrobática alguma vez realizada a nível mundial, com 1300 atletas em competição.

A receção na Câmara Municipal da Maia foi liderada pelo vereador do Desporto, Hernâni Ribeiro, contando ainda com as presenças de Fernando Barros, diretor do ACM, Luís Arrais, presidente da Federação de Ginástica de Portugal (FGP), e Yves Lava, diretora técnica da FIG – Federação Internacional de Ginástica.

Os responsáveis pelas entidades anfitriãs do evento saudaram todos os participantes e desejaram uma boa estadia e bons momentos competitivos às comitivas, tendo Hernâni Ribeiro feito votos para que os atletas e treinadores “levem a Maia no coração” depois destes quatro dias.

Estreiam-se na competição, na Maia, os 37 atletas da Ucrânia, estando a Taça do Mundo e o MIAC a cumprir as normas da Federação Internacional de Ginástica, que proíbe participantes russos e bielorrussos. Luís Arrais, da Federação portuguesa, sublinha, “somos filiados e estamos a cumprir as normas, como é óbvio. E esses atletas são os únicos que não podem vir às competições internacionais”.

O vereador do Desporto da Maia salientou que estes eventos de Ginástica são deveras importantes para a dinamização da Maia nos eixos do Turismo e do Desporto.

Estas realizações terão o benefício de dinamizar a economia local, em particular a restauração, que “precisa de um novo fôlego depois de dois anos de crise com a pandemia”.

Por outro lado, o vereador do Desporto acredita que os encontros de Ginástica têm um papel motivador junto dos jovens para a prática desportiva em geral, dado que têm oportunidade de ver muito de perto ginastas medalhados e reconhecidos a nível mundial e olímpico.
Fernando Barros, do Acro Clube da Maia, reconheceu a importância da parceria com a Câmara da Maia, que desde o MIAC de 2020 que aumentou o apoio financeiro concedido, reconhecendo a importância desta organização e o papel preponderante do ACM, dado que até agora era o clube que corria todos os “riscos em termos financeiros”, o que, explicou, “poderia colocar em causa, se algo corresse mal, a sustentabilidade e trabalho futuro do ACM”.

Hernâni Ribeiro revelou que o apoio a estas organizações cifra-se em cerca de 30 mil euros, e desta forma a autarquia assume a projeção que os eventos, que se iniciam hoje, significam para o concelho, para o retorno para a economia local e para a captação de jovens para a prática desportiva e todo o futuro bem-estar que essa prática implica.

A competição regressa ao formato presencial, depois de dois anos em confinamento, o que “é fantástico, tendo em conta que todos queremos estar juntos”, refere Luís Arrais, presidente da Federação de Ginástica de Portugal, que garante que nem sequer existe comparação possível com o formato online e o presencial, “para nós o outro não existe, este é o formato!”

Luís Arrais assegura que a “Maia é um fenómeno na Ginástica Mundial, porque de repente temos uma prova que tem 1300 participantes, algo muito raro no mundo e que foi conquistado com muito trabalho, com muito rigor e com muita qualidade. Se assim não fosse, as pessoas não apareciam, assim nesta quantidade e qualidade”.

O responsável máximo da FGP adianta que na “Ginástica, como em qualquer competição, todos vêm para ganhar, mas uma das grandes características da modalidade é haver troca de experiências e ideias, bem como ligações afetivas para toda a vida”.

 

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter