Câmara da Maia e Trofa Saúde apresentam novo hospital com localização “estratégica”

Foto cedida por CM Maia

A Maia vai ter um hospital privado numa localização muito próxima do centro da cidade, na Av. Eng.º Bragança Fernandes. O projeto foi apresentado, esta quinta-feira, no Salão Nobre, pelo Grupo Trofa Saúde, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Maia, Silva Tiago, e do responsável pela administração do Grupo, Bruno Gomes.

O novo hospital irá dar acesso aos cerca de 150 mil habitantes da Maia a cuidados de saúde de alta qualidade no próprio concelho, evitando a necessidade de deslocação para localidades vizinhas.

De acordo com o arquiteto Manuel Ventura, trata-se de um projeto “ambicioso”, numa localização “perfeitamente estratégica”. A unidade irá criar novos 400 postos de trabalho.

Foto: A. Santos

O presidente da Câmara da Maia referiu que “este é um projeto único e que nós, há muito, desejávamos”. A expetativa do autarca é de que vá “ser um hospital de referência, de excelência, com tudo o que um hospital deve ter para cobrir as necessidades da população”.

 

 

O responsável pelo Grupo Trofa Saúde, Bruno Gomes, frisou que o Trofa Saúde continua a expandir a sua rede hospitalar, refletindo o compromisso do Grupo em “garantir que 80% da população portuguesa tenha uma unidade Trofa Saúde a menos de 30 minutos da sua residência”.

O novo Hospital da Maia, cuja conclusão está prevista para finais do ano 2026, deverá representar um investimento de mais de 50 milhões de euros e a criação de 400 novos postos de trabalho.

A unidade hospitalar vai ser equipada com tecnologia de ponta e vai oferecer uma ampla gama de serviços, incluindo serviço de atendimento permanente 24 horas para adultos e crianças, com suporte em ortopedia e cirurgia geral, entre outras especialidades; bloco operatório com quatro salas para cirurgias convencionais e de ambulatório; internamento com 60 camas distribuídas em 50 quartos.

Além disso, o hospital vai garantir três camas para serviço de Cuidados Intermédios e mais de 100 gabinetes de consulta, a par de serviços de análises clínicas, enfermagem, endoscopia digestiva e imagiologia com equipamentos de última geração.

A unidade irá ainda dispor de serviços especializados em medicina desportiva e de alto rendimento. Todos estes serviços estarão distribuídos por um edifício de cinco pisos, que terá ainda estacionamento coberto (cave) e no exterior.

O Hospital da Maia vai ter acordos com todos os seguros de saúde, subsistemas públicos e bancários.

O projeto do novo Hospital da Maia, com um investimento previsto de 50 milhões de euros, vai começar a ser construído em janeiro de 2025 e deverá estar pronto em outubro de 2026.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter