Câmara da Maia dá nota positiva à forma como a comunidade enfrentou o apagão de ontem

Foto J Gomes

A Câmara da Maia emitiu um comunicado em que faz um balanço positivo da forma como a comunidade lidou com o apagão. A autarquia salienta a serenidade e civismo da população e informa que “ativou internamente os meios adequados” para enfrentar a situação em curso.

A nota refere: “Na sequência da inesperada crise energética com a qual todo o país se deparou, ontem, às 11h33, a Câmara Municipal, após ter encetado contactos com as entidades operadoras das redes infraestruturais, da distribuição de energia e com as autoridades nacionais, no sentido de procurar compreender a dimensão e gravidade do problema, ativou internamente os meios adequados com vista ao planeamento de uma operação para disponibilizar respostas de mitigação dos efeitos adversos da crise em curso”.

O executivo maiato afirma que “no centro das preocupações estiveram (…) desde logo, o abastecimento de água, a recolha de resíduos sólidos urbanos, o funcionamento dos serviços de saúde, o funcionamento das creches, das escolas, dos centros de dia e dos lares de idosos da rede pública e da rede social solidária, assim como uma série de outros serviços essenciais à vida da comunidade, tendo especial preocupação com as pessoas mais vulneráveis, particularmente doentes crónicos e idosos em situação de isolamento”.
À medida que o plano de emergência foi montado, a Câmara garante que manteve “os contactos com as entidades e autoridades centrais” de forma regular, nomeadamente com a E-Redes e com a REN”.

Perante as informações “que foram solicitadas ao mais alto nível”, o executivo decidiu ao final do dia “aguardar que se confirmassem as mais razoáveis expetativas de que a situação regressaria à normalidade ainda no próprio dia, como efetivamente aconteceu”.
A Câmara Municipal congratula-se com “a forma serena, resiliente e civicamente responsável como a comunidade encarou a situação, demonstrando uma apreciável sabedoria”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter