O Serviço Municipal de Proteção Civil da Maia informa que são esperadas para o concelho temperaturas máximas de 36 °C para hoje com temperaturas mínimas previstas entre os 24 °C e os 25 °C.
Numa nota informativa publicada hoje, a autarquia maiata refere que, “com o agravamento do risco de incêndio rural, recomenda-se à população que evite comportamentos de risco, nomeadamente:
– Não realizar queimadas extensivas sem autorização prévia da câmara municipal;
– Não efetuar queima de amontoados sem autorização da câmara municipal;
– Não utilizar fogareiros e grelhadores em espaços rurais, exceto fora das zonas críticas e apenas nos locais expressamente autorizados;
– Não fumar ou fazer qualquer tipo de lume em espaços florestais;
– Não lançar balões com mecha acesa ou foguetes. O uso de fogo de artifício só é permitido com autorização da câmara municipal;
– Não fumigar ou desinfestar apiários sem dispositivos de retenção de faúlhas nos equipamentos utilizados.”
O SMPC da Maia recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, respeitando a legislação em vigor e acompanhando com especial atenção a evolução do risco de incêndio neste período.
Toda a informação pode ser consultada nos sítios da internet da ANEPC e do IPMA, ou ainda diretamente junto do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal e dos Corpos de Bombeiros.