Câmara da Maia assina protocolo com UNICEF e adere a Programa “Cidade Amiga das Crianças”

Foto A Santos

A Câmara Municipal da Maia e o Comité Português para a UNICEF – Programa “Cidade Amiga das Crianças” assinaram, esta quinta-feira, dia 12, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um protocolo de cooperação.

Na assinatura estiveram presentes a diretora executiva do Comité Português para a UNICEF, Beatriz Imperatori, e a vice-presidente da Câmara da Maia, Emília Santos.

O Programa Cidades Amigas das Criança reúne cerca de 30 municípios portugueses (10%) e promove uma cultura de participação centrada nos direitos das crianças, de acordo com a Convenção sobre os Direitos da Criança. É complementar à rede internacional de Cidades Educadoras, podendo reforçar a sua ação.

O trabalho neste programa da UNICEF tem vindo já a ser implementado na Maia há nove meses, sendo que o protocolo agora assinado marca um compromisso, que irá ser alvo de uma avaliação daqui a quatro anos.

Este protocolo representa, afirmou Emília Santos, “um processo de afirmação do trabalho que temos desenvolvido com toda a comunidade, nomeadamente com a comunidade educativa, mas também com os parceiros sociais e com a área da Saúde, pela afirmação de um território que se quer cada vez mais participativo e que conte com a opinião das nossas crianças e dos nossos jovens”.

A Maia pode beneficiar da partilha de experiências e aprendizagens com outros municípios; adotar novas políticas públicas; reforçar mecanismos de participação; avaliar impactos; ganhar visibilidade e projeção como cidade amiga das crianças.

Beatriz Imperatori, da UNICEF, declarou que este programa da instituição traz “um desafio transformador para quem trabalha para ou com as crianças”. A coordenação deste programa apresenta uma “visão conjunta” a partir da qual será criado “um plano consistente e transversal, ou seja, que toque todas as dimensões da criança e que crie impacto nas crianças”.

Na cerimónia de assinatura do protocolo foram apresentados vídeos que exemplificam dois dos projetos que a Câmara da Maia insere como componentes deste programa, As Férias Escolares e as Salas Multissensoriais. A vice-presidente, Emília Santos referiu-se ainda a outro projeto que colocou um grupo de crianças numa reunião com elementos da equipa de Planeamento da autarquia com o objetivo de recolher as opiniões sobre projetos a inserir no PDM – Plano Diretor Municipal.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter