Câmara da Maia aprova o apoio à nova creche em Vila Nova da Telha

Creches vão poder ter mais crianças por sala
Imagem de arquivo (A Santos)

O município da Maia aprovou, na segunda feira, em reunião pública de Câmara, o apoio à construção da Creche de Vila Nova da Telha, que será gerida pela Santa Casa da Misericórdia da Maia, criando assim novas vagas neste tipo de acolhimento de crianças. Um investimento que, a juntar ao apoio às creches de Folgosa, Águas Santas e Gemunde, resultará na criação de mais de 200 novas vagas no concelho, até 2025.

«Este investimento reflete não apenas o compromisso do executivo municipal na ampliação da oferta educativa para a primeira infância, mas também a preocupação com a inversão da pirâmide demográfica, promovendo uma ampliação do número de vagas e contribuindo para um acesso universal ao direito à educação», refere a nota de imprensa distribuída pela autarquia maiata esta tarde de quarta-feira.

Outra medida de carácter social aprovada, por unanimidade, foi o alargamento do Escalão C aos alunos do ensino básico e secundário que enfrentam dificuldades financeiras. Destinada aos alunos com posição equivalente ao Escalão 3 do abono de família, esta decisão permitirá uma redução no custo das refeições escolares, na componente de acolhimento e prolongamento de horário e na aquisição de material escolar.

Ainda no âmbito dos apoios sociais analisados em reunião de Câmara, foi decidido pelo executivo investir perto de dois milhões de euros, sendo de destacar a aprovação do Cabaz de Natal 2024 e ainda o apoio à construção de um lar residencial para a instalação de um Centro Integrado de Bem-Estar e Saúde, da responsabilidade da ASMAN, vocacionado para idosos com demência.

O executivo municipal aprovou também, por unanimidade, um voto de louvor a atribuir aos três atletas com ligações ao município, que participaram nos Jogos Olímpicos de Paris – Filipa Martins, Nuno Borges e Susana Godinho.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter