Câmara da Maia aprova novo escalão de apoio social escolar

Preço do material escolar aumentou 14% face ao ano passado
Foto: Angélica Santos

Na Maia foi criado agora um novo escalão de apoio social escolar para os alunos que frequentam o ano letivo 2022/23, O designado Escalão C.

A medida foi aprovada pelo executivo maiato, esta semana, em reunião extraordinária.

O Escalão C vai ser concedido às crianças da educação pré-escolar e aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho da Maia, que comprovem estar posicionados no Escalão 3, atribuído pelas entidades oficiais para efeitos de abono de família.

Este Escalão C vai permitir um desconto de 25% no valor unitário definido para a refeição escolar. A medida procura respeitar a lógica presente na definição dos apoios para os escalões já existentes (Escalão A- 100% 1 Escalão B – 50%).

No que diz respeito aos manuais de apoio, material escolar e visitas de estudo, os estudantes podem beneficiar dos apoios já previstos para o Escalão B.

O Acolhimento, bem como o Prolongamento de horário vão ter um desconto de 25% sobre o valor fixado para o 3.º Escalão, constante no Regulamento Municipal Aplicável à Ação Social Escolar, Atividades de Enriquecimento Curricular e ao Programa de Apoio à Família, anteriormente aprovado.

O presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, considera que as medidas de apoio às famílias, designadamente os apoios que são facultados às crianças que frequentam os estabelecimentos de Educação Pré-escolar e alunos das escolas do 1º ciclo do ensino básico, ambos da Rede Pública, têm sido fundamentais na promoção da igualdade no acesso e no sucesso escolar. Apoios que assumem preponderância, segundo o autarca, num momento de “crise económica mundial” e com “indicadores sociais preocupantes”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter