Amadeu Albergaria é o novo presidente dos Autarcas Social-Democrtas (ASD), que reuniram em Congresso no dia 6 de dezembro, no Porto. Também o maiato António Bragança Fernandes foi eleito 1.º vice-presidente da Mesa do Congresso dos Autarcas Social Democratas (ASD).
O atual presidente da Assembleia Municipal da Maia passa a integrar a condução dos trabalhos deste órgão nacional dos ASD, assumindo funções como 1.º vice-presidente de Fernando Alexandre, ministro da Educação e presidente da Assembleia Municipal de Braga.
O novo mandato da Mesa do Congresso dos ASD tem a duração de quatro anos e assume particular relevância num contexto de reforço da implantação local do Partido Social Democrata, valorizando o papel dos autarcas social-democratas na afirmação política do partido a nível nacional e local.
No dia seguinte, em Lamego, também decorreu o V Congresso da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), dedicado à aprovação da estratégia da associação até 2030, onde também foram eleitos novos órgãos sociais da ANAM para o próximo quadriénio.
A direção da ANAM passa a ser presidida por Fernando Santos Pereira, presidente da Assembleia Municipal de Barcelos. O Conselho Geral da ANAM será composto pela lista encabeçada por António Bragança Fernandes, que foi eleito pelos seus pares a nível nacional.
Com estas eleições, António Bragança Fernandes consolida a sua presença em dois importantes órgãos nacionais ligados ao poder autárquico.
