Bombeiro de Ferro: competição de bombeiros a nível nacional chega à Maia no fim de semana

Foto de Arquivo Notícias Primeira Mão

A Cidade da Maia será o palco principal da 10ª edição da competição Bombeiro de Ferro no próximo fim de semana, dias 14 e 15, numa organização que contará com a participação de corporações de bombeiros de todo o país, num total de mais de 200 inscritos.

A competição Bombeiro de Ferro, que tem como objetivo testar e demonstrar as capacidades físicas dos bombeiros portugueses, está de volta e desta vez optou por assentar as suas estações competitivas na Cidade da Maia, utilizando até a Torre Lidador para a sua 10ª edição.

A maior parte das edições teve lugar no Porto, tendo havido ainda uma incursão por Paredes e pela Póvoa de Varzim.

Organizada pela Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto, esta competição desafiante irá contar com a presença de 37 corporações de bombeiros de todo o país. Nas provas, tanto individuais como por equipas, os participantes terão de mostrar força, velocidade e resistência física em várias etapas que simulam as exigências do quotidiano de um bombeiro.

Além da Torre, as estações competitivas vão desenrolar-se na Praça Dr. José Vieira de Carvalho, em frente aos Paços do Concelho.

Os bombeiros terão disputar uma corrida de mangueiras, percurso de obstáculos, transporte de bidões de espumífero, transporte de manequim com 80 quilos e a subida dos 21 andares da torre, o que o Comandante José Morais, da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto, considera que será um grande desafio nesta edição, tendo em conta que tem mais degraus do que a escadaria do Bom Jesus em Braga, já utilizada numa das edições do Bombeiros de Ferro.

Na 10ª edição, José Morais considera que o Bombeiro de Ferro já ultrapassa a vertente simples da competição e abrange a componente social e de intercâmbio entre corporações. As provas captam em geral o interesse atento do público, que assim “pode ver de perto as dificuldades de um dia exigente de trabalho dos bombeiros” pelo bem de todos.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter