Bloco de partos do CH Póvoa de Varzim/Vila do Conde vai receber 520 mil euros

Mil 319 dos 60 mil bebés de 2023 nasceram no CH Póvoa de Varzim/Vila do Conde
bebé CHPVVC


A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) aprovou um financiamento de 20 milhões de euros para melhorar as instalações dos blocos de parto do SNS.

O Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde vai receber 520.688,37 €.

No total, 25 instituições hospitalares vão ser financiadas, com o Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) a receber a maior fatia – cerca de 2,8 milhões de euros. Trata-se de uma “medida estruturante na criação de condições de qualidade e segurança para grávidas, recém-nascidos e profissionais de saúde, contribuindo para a humanização dos cuidados prestados”, destaca a entidade num comunicado enviado às redações.

Segundo explica o SNS, foram submetidas 33 candidaturas de instituições hospitalares com blocos de parto, representando 89% dos “hospitais do SNS potencialmente elegíveis”, o que significa que é “uma dimensão estrutural e necessária”.

Todas as 33 candidaturas foram consideradas genericamente elegíveis, e foi efetuado um trabalho técnico no sentido de avaliar as despesas elegíveis e, posteriormente, os projetos que sejam estratégicos para a consistência e coerência da rede do SNS”, indica o SNS.

Após uma avaliação de critérios, foram selecionadas 25 instituições, “correspondendo a um investimento de 20.661.174,16 euros (com IVA), sendo que 661.174,16 euros correspondem a apoios externos que as candidaturas obtiveram, nomeadamente de autarquias e outras entidades, demonstrando a relevância desta área para a sociedade civil”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter