Biblioteca de Vila do Conde com atividades especiais nas férias de Natal

“Uma Noite na Biblioteca” de Vila do Conde à descoberta das tradições do Carnaval
Biblioteca José Régio

 

Com o aproximar das férias escolares de Natal, a Biblioteca Municipal José Régio prepara um conjunto de atividades para os mais novos sob o lema “Natal: época de magia, sonhos e alegria”.

Os ateliês de participação gratuita, dirigidos a crianças dos sete aos 12 anos, vão decorrer de 19 a 23 de dezembro, das 15h às 17h. Desenvolvem as áreas de expressão plástica, culinária e escrita criativa.

No dia 19, próxima segunda feira, – A origem, história e símbolos do Natal – “O Natal estava a chegar, mas este ano a Alice não iria passá-lo na Vila do Farol” – uma atividade de escrita criativa.

No dia seguinte, as crianças podem participar na elaboração de um postal de Natal – O Natal é uma época cheia de imagens, sons e momentos únicos, símbolos natalícios, como o pinheiro, o azevinho, o presépio e o postal de Natal estão presentes em cada canto.

A 21 – O Natal no Mundo: crenças, tradições e curiosidades – construção de um presépio – “A palavra Natal vem da expressão latina Dies Natalis Domini que significa Dia do nascimento do senhor”; a 22 dezembro – Construção de um calendário do Advento – “Advento vem do latim Adventus e significa vinda, chegada. Designa as quatro semanas que antecedem o Dia de Natal”.

As atividades terminam na sexta feira, com culinária de Natal: confeção de um Tronco de Natal – hoje o tronco é, em alguns países, simbolizado por um bolo. Outrora, era um enorme tronco de árvore que ardia na lareira ou no largo da aldeia.

A inscrição é obrigatória, pode ser feita por telefone ou e-mail ou presencialmente na Biblioteca Municipal.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter