Biblioteca da Maia celebra mês do livro e da leitura

Foto CM Maia

A Biblioteca Municipal da Maia celebra este mês de Abril, o livro e a leitura.

No dia 2 já se assinalou o Dia Internacional do Livro Infantil, e agora o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor assinala-se no dia 23.

A propósito da comemoração destas datas e dando ênfase ao poder da leitura, a Biblioteca preparou um conjunto de atividades como encontros com escritores, conferências, oficinas criativas, horas do conto, sugestões de leitura, e muitos mais eventos.

Durante o mês realiza-se a atividade “Atreve-te e leva”.

Este projeto pretende oferecer aos leitores a possibilidade de requisitar kits literários surpresa. Cada kit literário terá uma temática diferente e será constituído por vários documentos – livros, jogos, DVD e CD – selecionados pela equipa técnica da Biblioteca. O leitor é desafiado a explorar o tema que mais lhe agrada, mesmo não sabendo com que autor ou realizador se irá deparar.

Como é habitual durante o mês têm lugar as iniciativas “Contos Contigo Conto – Hora do Conto” e “Vem conhecer a tua Biblioteca”.
O público infantil é o alvo.

No dia 5, acontece “Histórias em movimento: Yoga e contos para bebés”. entre as 16 e as 17h00.

No dia 10, há Encontro da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal da Maia, com a discussão em torno do livro de Rui Couceiro “Morro da Pena Ventosa”, às 15h00.

A 11 de abril, pelas 21h00, realiza-se o Encontro com o escritor Rui Couceiro.

E no dia 12, às 15h00, é apresentado o livro “Dúzia, 12 anos de divergência” com Nuno Amaral Jorge.

Nos dias 12, 19 e 26, realiza-se a “Hora do Conto – Histórias Fiadas”, as leituras para toda a família, aos sábados, às 11h30.

A 23 de abril, às 18h00, realiza-se a Hora do Conto com o Espetáculo “Menina dos livros” com Elsa Santos.

No mesmo dia, mas às 18h30, tem lugar a cerimónia Óscares da Leitura.

Integrado nas celebrações do Dia Mundial do Livro, será realizada esta sessão dedicada ao reconhecimento dos utilizadores que se destacaram pelo maior número de livros requisitados ao longo de 2024.
Durante este evento, serão premiados 5 utilizadores em cada uma das seguintes categorias: infantil, juvenil e adulto.

No mesmo dia 23, às 19h00, acontece o Encontro com os escritores: Ana Castro, Nuno Carvalho e Patrícia Fernandes.

A Biblioteca da Maia anuncia: “Um diálogo entre três jovens autores que arriscam a escrever géneros pouco explorados na ficção nacional, o romance k-pop, o horror gótico e a fantasia épica.”

Antes, às 15h00, no Parque Urbano de Moutidos, é inaugurada a Biblioteca de Rua com sessão de contos.
Para assinalar o Dia Mundial do Livro, o concelho contará com duas novas Bibliotecas de Rua, como parte da estratégia contínua de descentralização e promoção do acesso à cultura e à leitura. Este projeto tem como objetivo tornar os livros e a leitura mais acessíveis a todas as pessoas.

A partir dessa data, será também disponibilizada uma Biblioteca de Rua junto à Praça da Estação de Metro do Castelo da Maia.

A Terra da Maia é outra ação a ter lugar no dia 23, às 15h00, uma conferência, plasmada nas sete publicações do Clube UNESCO da Maia.

No dia 26, às 15h00, realiza-se mais uma sessão Tertúlia Poética do grupo Asas de Poesia.

Até este dia 26 decorre a exposição, que já abriu a 31 de março, “Maia a sorrir para uma coleção de marcadores de livros”.

A Biblioteca Municipal acolhe a coleção de Guida Bruno, bibliotecária aposentada e colecionadora de marcadores de livros desde 1991. Esta possui uma coleção com 72 mil exemplares catalogados, de diversas temáticas e diversas origens.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter