BE questiona Comissão Europeia sobre a ROM – Área Protegida em Vila do Conde

BE questiona Comissão Europeia sobre a ROM – Área Protegida em Vila do Conde
Visita ROM BE

No início de abril a eurodeputada do Bloco de Esquerda, Marisa Matias, dirigentes do Bloco de Esquerda, os Amigos de Mindelo e o grupo Salvar a Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM), visitaram os pontos mais críticos da reserva.

Na sequência da visita resultou uma pergunta à Comissão Europeia sobre a “situação dramática em que se encontra a ROM” – os eurodeputados do Bloco querem saber que medidas tomará a Comissão Europeia para que o Governo português inste as entidades nacionais e locais responsáveis a aplicar a legislação comunitária e nacional devida para a preservação da ROM.

O partido denunciou que a área protegida “sofre várias ameaças, quer pela pressão urbanística a norte quer pela pressão industrial a nascente, diminuindo o seu território e o seu valor natural, acrescendo a pressão do mar que, ao invadi-la, contribui aceleradamente para a sua degradação”.


“Pese embora o importante valor histórico, cultural e natural da ROM, esta tem sido ignorada por diversas entidades responsáveis, designadamente a Agência Portuguesa do Ambiente e o município de Vila do Conde, que recorrentemente se exoneram de responsabilidades na preservação daquela”, acusa o BE.

A ROM, no concelho de Vila do Conde, constitui, desde 1957, a primeira área protegida em Portugal.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter