O Bloco de Esquerda Póvoa de Varzim / Vila do Conde emitiu uma nota de repúdio assim que soube da realização de uma garraiada em Rio Mau, Vila do Conde, marcada para domingo, dia 16, pela Comissão de Festas São Cristóvão .
“Vimos por este meio expressar o nosso profundo repúdio por esta iniciativa, que consideramos de uma barbaridade que não se coaduna com os tempos que correm. Denunciamos a crueldade subjacente à realização de um evento deste tipo, bem como as instituições que publicamente a apoiam: Café Picôto, Talho Serra, Fernando Ferreira — Construção Civil e a Rádio Onda Viva”, refere o BE, acrescentando ser “impensável que, ao abrigo do Artigo 1º da Lei nº92/95 de 12 de Setembro de 1995, qualquer animal seja sujeito a violência injustificada…”.
O partido conta que já contactou as instituições eleitas — Câmara Municipal de Vila do Conde e Junta de Freguesia de Rio Mau — “para que, no cumprimento da Lei, impeçam em tempo útil a realização deste evento anacrónico, e publicamente se distanciem de atos que perpetuem a violência contra os animais —seres cientes e sensíveis, que devem ser protegidos por meios legais, mas também e sobretudo pela nossa sensibilidade”.