As capitanias dos portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde alertaram para o agravamento da agitação marítima e anunciaram que, a partir das 20h00 de ontem, a barra estaria fechada a todas as embarcações (situação em monotorização permanente podendo sofrer alterações).
A Autoridade Marítima recomendou especial atenção à comunidade piscatória e náutica de recreio que se encontre no mar, para o “eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução”. Pede ainda que se “evite sair para o mar até as condições melhorarem”.
À população, as capitanias recomendam que se evite “circular ao longo de toda a faixa costeira” e não se pratiquem passeios junto à costa e nas praias, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assumam uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco.
Aos pescadores lúdicos de pesca à cana aconselha-se que assumam extrema cautela, evitando pescar junto a falésias, arribas, quebra-mares e zonas rochosas nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas.
Com o presente comunicado pretende-se antecipar medidas tendentes a mitigar potenciais riscos, contra a segurança de pessoas e bens, que decorrem da previsão de agravamento das condições meteorológicas e oceanográficas para os próximos dias.