Avenida Luís de Camões condicionada até 18 de dezembro

Avenida Luís de Camões condicionada até 18 de dezembro
Imagem CMM

A Avenida Luís de Camões tem trânsito condicionado até 18 de dezembro, para requalificação do espaço pedonal e ciclável.

A requalificação prevê a incrementação da circulação pedonal, através da beneficiação dos pavimentos e do aumento da largura dos passeios existentes, eliminando as barreiras arquitetónicas, dotando os passeios das condições necessárias para mobilidade universal e inclusiva, rebaixando os percursos pedonais junto às passadeiras, “de forma a acomodar a significativa carga pedonal decorrente dos equipamentos de educação, de saúde e de desporto existentes”, explica a autarquia em comunicado.

O novo arruamento será arborizado com 40 novos carvalhos que serão devidamente plantados no alinhamento das baías de estacionamento perpendiculares, de forma a não se consubstanciarem como uma barreira arquitetónica à circulação pedonal e para aumentar o conforto climático do espaço público”, acrescenta o documento.

Pretende-se ainda, com esta intervenção, “disciplinar o estacionamento existente através da sua formalização e redimensionamento, bem como potenciar a mobilidade suave. Da reorganização dos lugares de estacionamento resultarão 173 lugares para viaturas motorizadas, 10 lugares para motociclos e 18 lugares para bicicletas, estacionamento que permanecerá gratuito”, avisa a Câmara da Maia.

Considerando que a empreitada interfere temporariamente na vida da população, a Câmara Municipal apela para “uma melhor compreensão dos benefícios futuros que esta intervenção trará a toda a comunidade”.

No local encontram-se sinalizados os acessos alternativos para que as pessoas acedam em segurança aos estabelecimentos escolares, às unidades de saúde e aos equipamentos desportivos instalados.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter