Autoridade Marítima e DGS lançam campanha para evitar acidentes nas praias

Autoridade Marítima e DGS lançam campanha para evitar acidentes nas praias

A Autoridade Marítima e a Direção-Geral da Saúde (DGS) lançaram uma campanha com recomendações de segurança para minimizar os riscos de acidentes nas praias, onde nesta época balnear já morreram nove pessoas.

“Não dê férias à segurança” pretende sensibilizar para “uma cidadania responsável, através de recomendações no âmbito da segurança e de comportamentos a adotar nas praias que ajudem a minimizar os riscos de acidentes balneares”.

“Durante a época balnear 2021, já aconteceram nove acidentes mortais, sendo a causa provável, na larga maioria das situações, doença súbita”, lê-se em comunicado.

Este ano, tal como nos últimos anos, a autoridade verifica-se que muitas das situações que resultam em acidentes nas praias não se devem a pessoas em dificuldades na água, mas a outras situações como paragens da digestão, choque térmico, desidratação ou paragem cardiorrespiratória.

Entre as recomendações, as duas entidades reforçam que devem ser frequentadas as praias vigiadas, respeitando as indicações das autoridades e dos nadadores-salvadores e evitadas as exposições ao sol entre as 11:00 e as 16:00, deve ser usado protetor solar com fator superior a 30 de duas em duas horas. Recomenda ainda por refeições ligeiras, respeitando os períodos de digestão.

Partilhar:
  •  
  •  
  •  
  •  
Subscreva a nossa Newsletter