Associação K9H-CIOPS inaugurou a sede social

Foto: Facebook CIOPS

Numa altura em que assinalou o 8º aniversário e o Dia Internacional da Proteção Civil, a associação K9H-CIOPS procedeu, no dia 5, à inauguração do que considera a 1.ª fase da implantação das instalações da sede social e da Base Operacional da Força de Busca e Salvamento do Corpo de Intervenção em Operações de Proteção e Socorro – FBS CIOPS.

Nas celebrações estiveram presentes o corpo de operacionais e diversas entidades oficiais, a par de associados e patrocinadores.

Após as intervenções do Presidente da Associação K9H-CIOPS, Pedro Maldonado, e do Presidente da Junta de Águas Santas, Miguel dos Santos, deu-se o ponto máximo das comemorações com o descerrar da placa da inauguração das instalações.

Ainda no decorrer das comemorações a Associação K9H-CIOPS recebeu a visita da vereadora do Pelouro da Educação e Ciência, Emília dos Santos, e do Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago.

A Associação K9H-CIOPS que colabora em estreita cooperação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, ANEPC, e que desde o dia 8 de junho de 2019, por despacho do Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Tenente-General Mourato Nunes, foi reconhecida como Organização de Voluntariado de Proteção Civil, tem na sua dependência uma Força de Busca e Salvamento, FBS CIOPS, sendo composta pelas seguintes unidades- Unidade Cinotécnica (UK9); Unidade de Primeiros Socorros e Trauma (UPST); Unidade de Resgate e Salvamento Tático (URST); Unidade de Reconhecimento e Logística (URL).

A FBS CIOPS tem como missão específica a execução de ações de prevenção e de intervenção, em todo o território nacional, em situação de emergência de proteção e socorro, designadamente nas ocorrências de sismos, de busca, resgate e salvamento em diferentes ambientes, bem como em outras situações de emergência de proteção e socorro.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter