Associação João Álvaro Rocha lança podcasts e filme com entrevistas “Ser Arquiteto é…”

Centro Documental João Álvaro Rocha está sediado na Maia_Foto de Arquivo A Santos

A Associação pró-Arquitetura João Álvaro Rocha está em andamento com o projeto “Ser Arquiteto é…”.

O projeto integra o lançamento de seis podcasts e a realização de cinco sessões de apresentação de filmes sobre as entrevistas efetuadas nos podcasts.

O projeto de investigação oral a partir da vida e obra do arquiteto João Álvaro Rocha pretende dar a conhecer ao público no que consiste trabalhar em arquitetura e a interligação com as diferentes vertentes da sociedade, da criatividade e da cidadania.

O primeiro podcast foi lançado no dia 6 de maio, seguindo-se nos próximos meses as restantes entrevistas, que podem ser ouvidas nas plataformas digitais habituais.

O projeto consiste ainda na exibição de um filme e conversas com convidados.

A primeira sessão realiza-se no dia 29 de maio, às 16h00, no Anfiteatro Fernando Távora da FAUP, Porto, com a arquiteta e professora Rute Carlos. Conta com a colaboração dos alunos do 12º ano de Artes da Escola Secundária da Maia, que participaram na realização da entrevista.

No dia 17 de junho, às 18h30, no Auditório do Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta, Maia, haverá uma conversa com o presidente da Câmara Municipal da Maia, Silva Tiago.

Já em julho, a Casa do Corim, Águas Santas, será o espaço escolhido para a conversa com Jorge Rocha, irmão do arquiteto João Álvaro Rocha.

A sessão de setembro realizar-se-á na Escola Secundária da Maia com o pintor Fernando Brito. E em outubro, haverá na Ordem dos Arquitetos, Porto, um encontro com os arquitetos José Gigante e Luís Urbano. 

Todas as sessões são de entrada gratuita.

O projeto integra um estudo de Investigação de História Oral promovido pela APJAR – Associação Pró-arquitectura João Álvaro Rocha, que tem como objetivos enriquecer o arquivo e preservar a memória comum. A APJAR, com apoio da Câmara Municipal da Maia, é responsável pela gestão e preservação do acervo do arquiteto, propriedade da autarquia, além de promover iniciativas de divulgação e participação da comunidade no âmbito da arquitetura.

Este projeto conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e do município da Maia. Contou também com a colaboração da turma de Artes do 12.º ano da Escola Secundária da Maia, que contribuiu na preparação, filmagem e execução da entrevista com Rute Carlos e está envolvida na sessão de divulgação da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. O projeto tem ainda o apoio da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Lipor, Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Norte, e é também divulgado pela Fundação Instituto Marques da Silva.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter