Assembleia Municipal da Maia aprova voto de louvor pelo centenário de José Saramago

Carla Ribeiro_Foto Facebook

A Assembleia Municipal da Maia aprovou um voto de saudação ao centenário do nascimento do Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, apresentado pela CDU, na primeira sessão ordinária do órgão deliberativo, realizada a 25 de fevereiro.

No documento, o grupo municipal da CDU faz uma exposição sobre a vida e obra do escritor, sublinhando que José Saramago deu um “excelente contributo para a afirmação da literatura portuguesa no mundo e para o reconhecimento da língua portuguesa como referência cultural mundial, tendo sido traduzido em 35 línguas”.
A moção refere, ainda, que as comemorações do centenário que se realizam por todo o país, “constituirão uma oportunidade para a consolidação da importância do escritor na história cultural e literária em Portugal e no estrangeiro e recordar a sua cidadania e ativismo político na resistência à ditadura e após o 25 de Abril”.

Para além do voto de saudação, a CDU exorta a Câmara Municipal e o pelouro da cultural, em articulação com a biblioteca municipal, a rede de bibliotecas escolares e outras entidades a realizar um conjunto de iniciativas de homenagem ao centenário do nascimento do Nobel da literatura portuguesa.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter