APPACDM tem novo centro de atividades em Águas Santas

Foto CMM

O presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago, inaugurou, no dia 27 de outubro, as novas instalações do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão de Águas Santas (CACI), da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental da Maia.

O espaço está preparado para acolher 30 utentes com debilidade intelectual e desenvolvimental.

O edifício é composto por um átrio principal, gabinetes de direção e coordenação, gabinete técnico, sala de hidromassagem, instalações sanitárias para utentes e funcionários, bem como dois vestiários para pessoal, três salas de atividades, uma sala de multiterapêutica para fisioterapia, terapia ocupacional e psicomotricidade, sala de convívio, refeitório e copa.

O ato inaugural contou, ainda, com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro do Desenvolvimento Social, Emília Santos, do presidente da direção do CACI, Jaime Teixeira, da diretora adjunta do Centro Distrital do Porto da Segurança Social, Rosário Loureiro e do presidente da Junta de Freguesia de Águas Santas, Miguel dos Santos. Depois de descerrada a memória da inauguração, as instalações foram benzidas pelo pároco Augusto Moreira Vieira.

O CACI vai ficar instalado na antiga escola Básica de Cristal, no lugar de Ardegães, considerada património municipal, “constituiu um desafio grande e aportou uma mais-valia a todo o projeto”, sublinhou o presidente António Silva Tiago. “A remodelação foi idealizada pensando na harmonia entre o novo edifício proposto e este exemplo de arquitetura simultaneamente modernista e tradicionalista”, acrescentou.

O equipamento agora inaugurado visa dar resposta ao levantamento de necessidades da Instituição, associado ao encerramento e deslocalização do antigo CAO – Centro de Atividades Ocupacionais de Vermoim, apostando assim na remodelação de um edifício cedido pela autarquia, através de contrato de comodato, para criação de um centro de atividades e capacitação para a inclusão.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter