A 18.ª edição da ANIMAR, a festa do cinema animado, propõe, a partir de sábado, um programa que passa por uma exposição, visitas guiadas e oficinas temáticas na Solar – Galeria de Arte Cinemática, atividades que se estendem a sessões de cinema no Teatro e Auditório Municipais de Vila do Conde e nas escolas.
Este ano, tendo como ponto de partida os filmes Os Demónios do Meu Avô, de Nuno Beato; O Casaco Rosa, de Mónica Santos; Garrano, de Vasco Sá e David Doutel; Sopa Fria, de Marta Monteiro; Nayola, de José Miguel Ribeiro; e Slow Light, de Katarzyna Kijek, Przemysław Adamski; a ANIMAR 18 abre as portas a uma exposição que realça e apoia a divulgação dos filmes que, no seu conjunto, são já considerados o melhor ano do cinema de animação português de sempre, quer na presença em festivais ou em prémios conquistados, quer na histórica nomeação para os Óscares de uma curta de animação portuguesa.
Para as escolas, estão preparadas três sessões de cinema, dirigidas a alunos de várias faixas etárias – Best Of Animação Portuguesa 2022, para maiores de 12 anos, Nova Ficção Portuguesa, também para maiores de 12 anos, e Cinemini On Tour, para maiores de três anos – e um conjunto de oficinas de stopmotion, pixilação e brinquedos óticos.
Os Demónios do Meu Avô, em ante-estreia, e Nayola são os filmes exibidos no Teatro Municipal de Vila do Conde, nas sessões de abertura e encerramento da ANIMAR, a 04 de março e 04 de junho, respetivamente.
O projeto ANIMAR, promovido pela Solar – Galeria de Arte Cinemática e dinamizado pelo Animar – Serviço Educativo da Curtas Metragens CRL conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde. Propõe novas ferramentas, meios e metodologias que introduzem o princípio de aprender através de uma experiência participada. Resulta de uma proposta inovadora de sensibilização para a arte, descodificação da imagem e mobilização de saberes transversais, estimulando a imaginação através do princípio de aprender a brincar.
A ANIMAR inaugura às 15h00, na Solar – Galeria de Arte Cinemática.
Os Demónios do Meu Avô, de Nuno Beato tem sessão de abertura no dia 05, domingo, às 16h00 no Teatro Municipal de Vila do Conde.