Ana Catarina Monteiro despediu-se da alta competição em 2024

Ana Catarina Monteiro despediu-se da alta competição em 2024
Ana Catarina Monteiro (FPN)

 

O 11.º lugar em Tóquio2020, nos 200 metros mariposa, a sua distância predileta e em que é recordista nacional (2.08,03 minutos, em 2018), foi o ponto mais notório da carreira, como única mulher a chegar a uma meia-final em Jogos Olímpicos.

Ana Catarina, agora vereadora na Câmara Municipal de Vila do Conde, foi a única mulher portuguesa numa meia-final na natação em Jogos Olímpicos e despediu-se em 2024 do alto rendimento, deixando um recorde nacional e dezenas de marcas históricas na modalidade.

Em entrevista à Lusa, a nadadora reconheceu: “Era um momento do qual tinha muito medo, este final de carreira, e acabei por sofrer muito com isso nos últimos dois anos. Se calhar, deixei de desfrutar e aproveitar algumas coisas com o medo de aproximar do acabar. Agora que acabei, esta fase final foi muito mais tranquila e consegui vivê-la muito melhor do que nos dois anos que antecederam esta fase”.

A atleta, agora com 31 anos, venceu duas medalhas de prata em duas edições diferentes de Jogos do Mediterrâneo, competiu na International Swim League, a única portuguesa a fazê-lo, e foi quinta nos Europeus Glasgow2018.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter