Alunos do Castelo da Maia participaram em debate sobre “fake news”

Debate sobre 'FakeNews' grupo

O auditório da Escola Secundária do Castelo da Maia recebeu, no dia 10 de janeiro, o debate sobre “Fake news: que estratégias para combater a desinformação”, dinamizado pela professora Eunice Neves, no âmbito da preparação do Parlamento dos Jovens.

 

A iniciativa dirigida a alunos do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico contou com as participações de quatro convidados, entre eles, o jornal Notícias Primeira Mão, representado por Angélica Santos.

 

Foram ainda intervenientes Manuel Molinos, diretor-adjunto do Jornal de Notícias, Afonso Oliveira, deputado pelo PSD na Assembleia da República, e Paulo Gonçalves, em representação da vereadora da Educação Emília Santos.

 

Os intervenientes no debate começaram por realizar intervenções individuais, de onde ficou patente a preocupação em aconselhar os jovens a assumirem um espírito crítico perante a informação que lhes chega de fontes diversas, predominantemente por via digital.

 

Os jovens foram aconselhados a usar de bom senso e inteligência no uso das redes sociais e na receção das notícias pelas plataformas digitais, dando primazia à leitura de informação produzida por jornalistas e a meios de comunicação social devidamente acreditados.

 

Como combater este fenómeno de desinformação? De acordo com os oradores, deve haver um esforço conjunto da sociedade, quer de famílias e de escolas, no sentido da sensibilização dos jovens para o problema, bem como dos políticos na tentativa de alcançar vias de regulamentação das novas plataformas, que se dedicam ou são veículos de propagação de informação deturpada.

 

A tecnologia de divulgação de informação evoluiu a um ritmo mais veloz do que a adaptação da sociedade. Foi uma das conclusões do debate.

 

Os alunos ficaram com algumas dicas de como distinguir notícias verdadeiras de informações propositadamente deturpadas e foram incentivados a ler jornais, como forma de fomentarem o espírito crítico e de cidadania.

 

Angélica Santos
Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter